Ao voltar para o Rio, entrei em contato com a Dell para resolver o problema do notebook descrito no post anterior. Fui pelo chat da página, por praticidade. Sempre ouvi falar bem do suporte da Dell, então, estava otimista.
Primeiro dia. Neste primeiro contato, expliquei o problema. Primeiro os atendentes vêm com aquele papo padrão, falando que a arquitetura do notebook é limitada para jogos 3D, etc. Aí expliquei que optei por uma placa de vídeo melhor para usar para jogos e ele rebateu que mesmo com essa placa o desempenho ainda era pior que o de um desktop. É chato ouvir os caras insistindo nesse tipo de coisa, mas deve ter um bocado leigo comprando coisa sem saber o que é, principalmente com empresa grande pra ter certeza da qualidade e evitar ser enganado, então eles têm que explicar esse tipo de coisa. Mantive a calma e fui explicando que o problema não era o baixo desempenho, mas travamentos intermitentes. Depois de argumentos de lá e de cá (ele falou inclusive que essa placa costuma esquentar, fato que eu já conhecia), ele recomendou que eu rodasse um CD de diagnóstico e fizesse update da BIOS. Fiz tudo isso, imaginando que não adiantaria de nada, e, de fato, estava certo.
Segundo dia. Depois de ver que os testes não encontraram nenhum problema e o update de BIOS não resolveu, entrei em contato novamente. Ponto pra Dell por manterem um histórico da máquina, facilitanto para que o próximo técnico entenda mais rápido o problema. Aí vem o cara e diz que como não apresentou problema no teste é porque deve estar bom. Ponto contra a Dell por deixar o cara falar besteira. O teste não roda nenhuma aplicação gráfica decente. Só faz uns testes com faixas de cores, frequências de varreduras e outras coisas do tipo que rodariam em qualquer placa de vídeo. Depois de mais um blá-blá-blá, ele fala coisas do tipo "é normal apresentar altas temperaturas ao rodar o jogo neste modelo" e "esta maquina não foi desenvolvida para jogos, nossa linha para jogos são os modelos XPS". Aí a paciência começa a acabar. Dizer que 115 graus é normal e que eu não posso jogar em um computador que eles me deram a opção de colocar (e me venderam com) uma placa de vídeo decente, já começa a ser afronta à minha inteligência. Eu juro que não sabia o que eles tinham que fazer pra resolver o meu problema, mas eu queria que resolvessem. Depois de mais insistência e ouvir que a temperatura alta é característica do equipamento mandei essa: "Os travamentos durante a execução do jogo também são características do equipamento?". Depois dessa e de mais umas do tipo, falando que o produto era novo, que queria uma solução etc, ele "se rendeu" e falou que poderiam fazer a substituição da placa (placa-mãe, já que o vídeo é embutido), mas que ele achava que não resolveria. Mais um ponto pra Dell por dar razão para o cliente (ou, pelo menos por encaminhar um técnico pra avaliar de perto o problema). O atendente deu um dia útil de prazo para contato para agendamento do serviço. Um minuto depois de sair do chat o telefone toca e eu agendo o serviço para a manhã seguinte, na minha casa. Mais um ponto pra eles pela rapidez e comodidade. Tudo bem que essa comodidade é boa pra eles, por transparência e também segurança (vai que um técnico copia dados do cliente e ele entra com um processo contra a empresa).
Como o post está muito grande, vou deixar pra terminar essa história no próximo.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
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