quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Saga do Notebook Dell - Suporte Online

Ao voltar para o Rio, entrei em contato com a Dell para resolver o problema do notebook descrito no post anterior. Fui pelo chat da página, por praticidade. Sempre ouvi falar bem do suporte da Dell, então, estava otimista.

Primeiro dia
. Neste primeiro contato, expliquei o problema. Primeiro os atendentes vêm com aquele papo padrão, falando que a arquitetura do notebook é limitada para jogos 3D, etc. Aí expliquei que optei por uma placa de vídeo melhor para usar para jogos e ele rebateu que mesmo com essa placa o desempenho ainda era pior que o de um desktop. É chato ouvir os caras insistindo nesse tipo de coisa, mas deve ter um bocado leigo comprando coisa sem saber o que é, principalmente com empresa grande pra ter certeza da qualidade e evitar ser enganado, então eles têm que explicar esse tipo de coisa. Mantive a calma e fui explicando que o problema não era o baixo desempenho, mas travamentos intermitentes. Depois de argumentos de lá e de cá (ele falou inclusive que essa placa costuma esquentar, fato que eu já conhecia), ele recomendou que eu rodasse um CD de diagnóstico e fizesse update da BIOS. Fiz tudo isso, imaginando que não adiantaria de nada, e, de fato, estava certo.

Segundo dia.
Depois de ver que os testes não encontraram nenhum problema e o update de BIOS não resolveu, entrei em contato novamente. Ponto pra Dell por manterem um histórico da máquina, facilitanto para que o próximo técnico entenda mais rápido o problema. Aí vem o cara e diz que como não apresentou problema no teste é porque deve estar bom. Ponto contra a Dell por deixar o cara falar besteira. O teste não roda nenhuma aplicação gráfica decente. Só faz uns testes com faixas de cores, frequências de varreduras e outras coisas do tipo que rodariam em qualquer placa de vídeo. Depois de mais um blá-blá-blá, ele fala coisas do tipo "é normal apresentar altas temperaturas ao rodar o jogo neste modelo" e "esta maquina não foi desenvolvida para jogos, nossa linha para jogos são os modelos XPS". Aí a paciência começa a acabar. Dizer que 115 graus é normal e que eu não posso jogar em um computador que eles me deram a opção de colocar (e me venderam com) uma placa de vídeo decente, já começa a ser afronta à minha inteligência. Eu juro que não sabia o que eles tinham que fazer pra resolver o meu problema, mas eu queria que resolvessem. Depois de mais insistência e ouvir que a temperatura alta é característica do equipamento mandei essa: "Os travamentos durante a execução do jogo também são características do equipamento?". Depois dessa e de mais umas do tipo, falando que o produto era novo, que queria uma solução etc, ele "se rendeu" e falou que poderiam fazer a substituição da placa (placa-mãe, já que o vídeo é embutido), mas que ele achava que não resolveria. Mais um ponto pra Dell por dar razão para o cliente (ou, pelo menos por encaminhar um técnico pra avaliar de perto o problema). O atendente deu um dia útil de prazo para contato para agendamento do serviço. Um minuto depois de sair do chat o telefone toca e eu agendo o serviço para a manhã seguinte, na minha casa. Mais um ponto pra eles pela rapidez e comodidade. Tudo bem que essa comodidade é boa pra eles, por transparência e também segurança (vai que um técnico copia dados do cliente e ele entra com um processo contra a empresa).
Como o post está muito grande, vou deixar pra terminar essa história no próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário