quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Saga do Notebook Dell - Introdução

Tudo começou quando comprei um notebook da Dell, um Vostro 1310 em setembro de 2008. O preço estava bom, um notebook é bastante útil pela praticidade e ainda com uma configuração melhor que a do meu desktop. Na configuração tinha a opção de trocar a placa de video default por uma GeForce 8400 GS por apenas 100 reais. Achei que era uma boa e coloquei a placa.
Durante uns três meses funcionou tudo bem. Não jogo nada muito pesado, só World of Warcraft e Counter Strike: Source (o famigerado CS). A placa dava conta perfeitamente. Até que começaram a aparecer os primeiros travamentos. No início achei até que fosse problema na rede. Depois acabei pegando um programa, SpeedFan, que mostra a temperatura de alguns sensores do computador. Pra minha surpresa, a placa de video (que aparecia como GPU) passava dos 100 graus! E sempre que travava, a temperatura baixava e o jogo voltava a rodar normalmente. Com o tempo a temperatura subia novamente e travava mais uma vez, completando o ciclo que se repetia indefinidamente.
Aí não me restava outra opção senão entrar em contato com o suporte técnico. Como o problema ocorreu no meio das festas do fim de ano e eu estava prestes a viajar pra BH, deixei pra resolver isso em Janeiro. Nos próximos posts conto como o problema foi resolvido em quatro dias =)

2 comentários:

  1. Eu estou com o mesmo problema, comprei um Notebook DELL Vostro1510 com a mesma placa de video GF8400M GS e está com superaquecimento, varia entre 63ºc sem uso, á 85ºc em uso constante!!
    entrei em contato com o suporte ontem e eles ja marcaram uma visita técnicca em minha residência.
    Acho bom elees não me enrolarem pois também sou técnico.
    E o problema eu mesmo identifiquei, o decipador de calor é muito fraco e trabalha em paralelo com o proceessador, GPU "Video" e chipset, com isso o calor de um passa para o outro fazendo um superaquecimento.
    Mais uma coisa que ajuda é a carcaça mal planejada.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. O técnico acabou de sair de minha casa, ele fez a troca da placa-mãe, e como eu ja sabia, não resolveu meu problema, aliás, está esquentando muito mais, chegando em até 87ºc, ele entrou em contato com o Suporte DELL que irá fazer a troca da minha placa-mãe, cooler, Dissipador e processador.
    vamos ver se vai resolver.
    Abraços!!

    ResponderExcluir