quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Saga do Notebook Dell - Conclusão

Depois de entrar em contato com o suporte e agendar a visita do técnico só restava esperar.

Terceiro dia. O horário agendado era entre 9h e 13h. Me fizeram acordar cedo à toa. Ficava cochilando e acordando preocupado que chegassem e eu não ouvisse a campainha. O tempo passando e eu ficando irritado. Deu 13:30 e lá fui eu no suporte online reclamar. Ponto contra. Os técnicos da região estavam com "alto fluxo de atendimento", então acabei reagendando para o mesmo dia, até às 17h. Por volta de 16:15 chega Márcio, o técnico. Primeiro ele rodou uns testes, viu que tava esquentando mesmo e foi trocar a placa. Como dói ver seu computador querido, novo, sendo cruelmente desmontado =(. Principalmente umas partes flexíveis que têm que ser puxadas pra sair. Parece que vão quebrar ou que nunca mais vão voltar à forma anterior. O pior é que tinha que trocar a placa mãe, ou seja, tinha que desmontar completamente. Uma coisa que me surpreendeu era uma pequena bola de poeira que tinha na saída de ar. Isso sem dúvida estava atrapalhando a refrigeração. Pior que eu não posso mexer no computador por causa da garantia, então a poeira acaba acumulando mesmo. Depois de desmontar, trocar a placa e montar novamente o computador não liga. Aí não tem jeito... Tem que desmontar tudo de novo e verificar as conexões. E o tempo passando. Quando liga, a terceira linha de letras do teclado estava estranha. Ao apertar uma letra, saía a letra da esquerda. Aí abre, verifica conexões, desconecta e reconecta teclado, liga de novo e nada. Conclusão (do técnico): a nova placa também estava com defeito. Lá foi ele, mais uma vez desmontar tudo de novo, pra colocar a original no lugar. Quando estava quase terminando, resolveu montar de novo e deixar a nova. Nesse monta/desmonta já tinham se passado 4 horas e não dava pra abrir outro chamado. Ele disse que no dia seguinte abriria o chamado pela manhã, para outra troca de placa mãe. O que nos leva ao dia onde a saga termina.

Quarto dia. A Dell me acorda às 10h da manhã, com um telefonema. Seria um ponto contra, se não fosse notícia boa =P. Um técnico disse que o problema das teclas era uma configuração da BIOS e que poderia ser resolvido com um programa. Ele me enviou por e-mail, com instruções de como aplicá-lo. Desliguei o telefone, dormi por mais uma hora e, depois do café-da-manhã, rodei o programa. Problema resolvido! Aí fui testar a temperatura (na verdade já tinha testado na véspera com o técnico). Aparentemente as temperaturas medidas não ficam tão altas (cerca de 10 graus abaixo). E o CS, que era o mais crítico dos dois jogos, não passou de 103 graus. É muito, mas não trava.

Não sei se o problema era a poeira ou a placa. Não sei se o problema vai voltar. Só sei que, baseado nas temperaturas encontradas antes e depois (que não chegaram a variar tanto) essa placa realmente não é recomendada pra quem quer jogar (pelo menos não num Vostro 1310, já ouvi falar que as temperaturas no 1510 não passam dos 90 graus). A Dell até que atendeu bem, mas ainda fica uma insatisfação e receio de o problema vá voltar. Apesar disso, acho que ainda posso reiterar o que todos falam do suporte de qualidade dela. No final das contas, juntando os pontos a favor e contra, acho que ela fica com saldo positivo.

Ah, já ia esquecer de citar a real culpada pelo problema: a NVidia. Inclusive já divulgou notas sobre o superaquecimento dessa placa. O que fazer agora? Continuar jogando pode comprometer a vida útil da placa, o que levaria a ter que trocar a placa mãe mais cedo ou mais tarde. Não jogar tira uma parte da utilidade (e das razões de eu ter comprado). A Dell não tem muito mais o que fazer por mim a não ser que eu quisesse o dinheiro de volta, mas acho que não quero essa opção. Acho que vou tentar evitar jogar nele, deixando pra jogar WoW no Desktop, já que o desempenho do computador não interfere no meu desempenho no jogo, e não jogar CS nele quando estiver na casa da Debora, já que o Desktop lá é decente ;-)

5 comentários:

  1. E a dissertação? Vai fazer onde? :P
    Eu até ia falar pra vc comprar um desktop, mas vc deve mudar pra cá logo, então vai acabar comprando à toa ;)

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! =P
    Até o final desse ano ainda tenho desculpa pra ficar no Rio! =P

    ResponderExcluir
  3. Então... vai comprar o computador à toa... vai ficar menos de um ano com ele... :P

    ResponderExcluir
  4. Meu Asus com placa GeForce 9500M GS chega a 95 graus de pico. Não sei se chega a 100, mas eu diria que durante jogos deve ficar entre 85 e 95 graus.

    ResponderExcluir
  5. Senti que Debora intimou o Cabessa pra casar :P

    ResponderExcluir