quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mulheres na Computação

Muito tem se falado sobre a importância das mulheres na computação. Estudos comprovaram que equipes mistas em geral são mais criativas e produtivas do que aquelas compostas exclusivamente por homens. Baseados nessa constatação da importância feminina, foram criados diversos foruns de discussão em esferas nacionais e internacionais para discutir como atrair e manter mulheres em computação. Acho que todos valorizam a presença feminina (pelo menos até hoje não me lembro de ter visto uma crítica em relação à sua importância).

Outra iniciativa é a premiação de mulheres que se destacam em computação, tanto para incentivá-las, quanto para que estas sirvam de exemplos para as demais. Eu tenho alguns questionamentos sobre esse tipo de atitude. Em primeiro lugar, acho que as mulheres que se destacam das demais já não precisam de incentivos. Em geral, se vão bem é porque gostam do que fazem ou então passam a gostar, uma vez reconhecida a habilidade para aquela atividade. Já o argumento de "servir de exemplo para outras mulheres" mostra-se mais relevante. O problema é que normalmente só serve de exemplo para mulheres que já estejam na computação (e mesmo assim muitas delas vão pensar "nunca serei igual àquela premiada"). Embora a manutenção das mulheres presentes seja importante, mais importante ainda é atrair mais mulheres para a área. E, para isso, há de se investir em pessoas ainda no início da adolescência. Muitas vezes, ao iniciar o ensino médio muitos alunos já sabem ao menos a grande área a seguir (humanas, biológicas, etc). No transcorrer do ensino médio, há muitas mudanças, mas muitos preconceitos permanecem e, se já tiverem tido experiências "traumáticas" dificilmente se interessarão pela carreira. Me lembro de bem de quando eu era pequeno e via o computador como uma coisa de outro mundo (não tinha em casa) e pensava "que legal!". Acho que era isso que tinha que ser despertado para atrair uma maior procura pela carreira (não só de mulheres).

3 comentários:

  1. Apesar de valorizarem a presença feminina, eu não tenho tanta certeza quanto a valorizar a competência. Já vi vários relatos de mulheres que eram vistas como menos capazes no meio simplesmente por serem mulheres.

    Eu sou da idéia de que no mundo de hoje em dia, que a maioria das pessoas usa computador para trabalhar, as pessoas deveriam aprender, independente da carreira, noções mais aprofundadas de informática do que usar o office e o paint.

    ResponderExcluir
  2. O tempo passou e hoje mais ainda há grupos e iniciativas para que sua ideia se torne realidade. Grupos como Mulheres na Tecnologia http://www.mulheresnatecnologia.org e http://ggdbrazil.wordpress.com/ são exemplos.

    ResponderExcluir
  3. O tempo passou e hoje mais ainda há grupos e iniciativas para que sua ideia se torne realidade. Grupos como Mulheres na Tecnologia http://www.mulheresnatecnologia.org e http://ggdbrazil.wordpress.com/ são exemplos.

    ResponderExcluir