segunda-feira, 16 de março de 2009

Dilemas da vida

Volta e meia a gente se encontra em dilemas sobre o nosso futuro. Qual carreira seguir, qual área dentro da carreira, que oportunidades abrir mão para arriscar em outras. Comigo, particularmente, as dúvidas surgem de tempos em tempos mas eu quase sempre estou decidido.

Hoje foi um daqueles dias que a gente acorda e pensa "será que vale a pena isso que eu estou fazendo?" Eu, desde cedo (logo depois de entrar na faculdade), coloquei na minha cabeça que queria fazer mestrado, doutorado e, provavelmente, ser professor. Hoje em dia fico pensando se vale a pena fazer um doutorado, ganhando bolsa razoavelmente pequena (bem menos do que poderia ganhar em um emprego qualquer). Principalmente se for pra seguir um emprego que não exija esse tipo de qualificação (ou seja, qualquer um que não seja dar aulas em uma universidade pública).

A conclusão que chego, pelo menos atualmente, é: se você quer mesmo, vale a pena. Melhor arriscar hoje e fazer o doutorado que eu tenho vontade do que chegar daqui a alguns anos e olhar pra trás e pensar "poderia ter feito o doutorado quando tinha tempo e cabeça". Além disso, o caminho contrário (mercado e depois doutorado) é muito mais difícil de ser trilhado do que o que eu estou fazendo. Na pior das hipóteses eu vou ter "perdido" uns anos da minha vida, em termos financeiros. Mas como eu não sou ganancioso (tudo que quero é ter uma casa própria, um carro e dinheiro pra viajar periodicamente), então acho que isso também não é um problema tão grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário