segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Heidelberg e Augsburg

Depois que descobri a manha de pegar trens baratos (e lentos) resolvi que vou tentar viajar todo final de semana. No último final de semana fui em Augsburg e no anterior fui em Heidelberg.

Heidelberg é uma cidade bonitinha, com prédios antigos, toda organizada. Tá, até agora descrevi todas as cidades daqui, praticamente. Mas Heidelberg tem um atrativo especial, que é um castelo (grande parte em ruínas). Parece que foi durante a guerra dos 30 anos que ele foi destruído. Ainda há bastante coisa de pé, pelo menos muitas paredes, mas as áreas internas foram quase todas destruídas, assim como parte das torres e também os objetos foram saqueados pelos vencedores. Ainda assim, o local vale a visita.

No último domingo fui a Augsburg, a cidade mais antiga da Baviera e a segunda mais antiga da Alemanha. O nome da cidade é em homenagem ao imperador romano Augustus, que fundou a cidade (ou mandou fundar). Era uma rota importante para os Romanos. A cidade já foi um dos locais mais importantes economicamente da Europa. E como tudo de bom que já existiu por aqui mas acabou, foi por causa de alguma guerra. Foi em Augsburg que nasceu o pai do Mozart e a casa dele acabou virando museu. Um fato engraçado foi na hora de ir embora, enquanto não dava a hora do meu trem, fui ao Burger King e comprei uns nuggets com bacon. O diálogo foi mais um menos assim:

- Cheesy Bacon Nuggets -- ou algo parecido com isso, que era o nome do que eu queria.
A atendente respondeu:
- "@#$$&*@% #%@@* Schwein".
Eu, dentro de meu vasto conhecimento de alemão, sabia que Schwein significava "porco". Imaginei que ela estava falando que continha carne de porco, e respondi:
- OK.
Ela falou
- "#$* *%((@!@ !@%)#(%* muslim", de onde eu deduzi que ela estava perguntando se eu era muçulmano, e respondi:
- "No, I'm not."

No fim tudo deu certo e consegui comer os tais nuggets. Talvez seja uma boa considerar mexer na barba antes de tentar embarcar em algum avião =P

Curiosidades:
- Em todos os lugares que reparei até agora as janelas tinham 2 "camadas" de vidro. Imagino que seja pra isolar no frio.
- Também por causa do frio, mais especificamente, da neve, há grades na ponta dos telhados, pra segurar a neve e não deixar que caia na cabeça das pessoas.
- Da mesma forma, a neve pode danificar fontes e chafarizes, por isso estas são cobertas ainda durante o outono, antes da neve chegar.
- Aqui na Alemanha tenho muitos problemas com vídeos bloqueados Youtube, a frase "This video contains content from UMG. It is not available in your country." faz parte da minha vida, agora.

A propósito, post sem fotos porque estou com preguiça de pegar a câmera... Depois boto no Picasa/Orkut.

6 comentários:

  1. Se não me engano, Heidelberg tinha uma loja de cucos sensacional. Fiquei com muita vontade de trazer uns cucos pra minha casa. =P

    E sobre esse item:
    "- Em todos os lugares que reparei até agora as janelas tinham 2 "camadas" de vidro. Imagino que seja pra isolar no frio."

    É por causa do frio msm. Entre as duas camadas tem uma tentativa de vácuo, pra evitar trocas de calor. =)

    ResponderExcluir
  2. Essa loja de cucos era legal... Tinha umas miniaturas bem legais, também. Já sobre essa tentativa de vácuo, não sabia =)

    ResponderExcluir
  3. "Nos próximos posts:
    - Rio Danúbio
    - Biblioteca Municipal"

    "A lista para próximos posts continua:
    - Rio Danúbio
    - Biblioteca Municipal"

    Cadê, tio? XD

    Queria eu poder pegar um trem e ficar passeando todo fim de semana... Que inveja. XD

    ResponderExcluir
  4. É, to devendo... Mas ainda falarei deles =P
    Bom, você pode pegar um ônibus e passar o dia em Petrópolis, por exemplo =P

    ResponderExcluir
  5. Sei lá... Schwein pode ser um insulto tb. O seu nugget era de porco mesmo ? :-P

    ResponderExcluir