sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Novidades


Volta e meia lembro de alguma coisa pra escrever aqui, mas como não estou no computador acabo esquecendo ou ficando com preguiça. Estava procurando onde fica exatamente um supermercado aqui perto e resolvi achar o lugar onde eu estou:


É um antigo mosteiro, que agora é parte da universidade, parte asilo, parte museu e mais alguma(s) outra(s) coisa(s). O meu apartamento é até maior do que eu esperava... só uso mais ou menos metade do espaço dele. Estou morando sozinho e o aluguel é até razoável, 300 euros por mês.

Daqui pra universidade tenho que ir de ônibus, são 24 minutos de viagem (sim, cronometrados, inclusive tem hora pra pegar o ônibus e no ponto tem a tabela com todos os horários). Além disso os pontos são identificados por nomes e dentro do ônibus avisa qual é o próximo e em boa parte deles mostra uma imagem com os pontos seguintes e o tempo de viagem até cada um deles. A imagem abaixo mostra a placa do ponto Hauptbahnhof, a lista dos ônibus que passam e a tabela dos horários.

Outra coisa interessante é que você pode comprar passes semanais ou mensais, que valem muito a pena. Cada viagem custa 1,90 euros (é um preço salgado se for fazer a conversão pra real, mas é uma das únicas coisas bem mais caras aqui). Se você compra um passe semanal e usa 9 vezes (por exemplo, vai pra universidade os 5 dias da semana), já compensa. E tem o passe mensal também, que é mais ou menos o valor de 3 semanas. Nessas horas eu fico triste em pensar no metrô do Rio, por exemplo, onde você pode comprar um bilhete pra várias viagens mas não recebe nenhum incentivo ou desconto por isso. O argumento provavelmente deve ser que você isso é bom pra você, já que só precisa entrar na fila uma vez, mas isso é vantagem pro metrô, que precisa de menos funcionários na bilheteria. Falando em bilhete, muitos pontos de ônibus por aqui tem máquinas onde você pode comprar seu bilhete (e nem precisa mostrar pro motorista, em geral). Quando não tem, é só pagar pro motorista mesmo que ele te dá o bilhete.

Curiosidades:
- Os alemães andam rápido! Não sei se é costume pra ficar pouco tempo no frio, se é porque a estatura média deles é maior e portanto têm pernas mais compridas, mas eu sei que eles andam rápido!
- A temperatura média aqui do outono é mais ou menos igual aos dias mais frios do ano no Rio.
- A previsão para os próximos dias é de frio. Devo enfrentar os zero graus ainda esse mês.
- Ulm, a cidade onde eu estou, é a cidade natal de Albert Einstein.

Nos próximos posts:
- Rio Danúbio
- Biblioteca Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário