sábado, 2 de janeiro de 2010

Voando com a Lan Chile - Adendo à "Viagem ao Chile"

Este post é um apêndice do post Viagem ao Chile - Parte 0.

Comecei a pesquisar as passagens. Como a Debora viria junto e também não havia necessidade de gastar mais que o necessário da taxa de bancada (afinal, ela ainda pode servir pra outras coisas) fui procurar a passagem mais barata possível. As principais empresas que faziam o trecho eram a Tam, Gol, Aerolíneas Argentinas e Lan (uma empresa do Chile). A Lan estava com a passagem mais barata de todas, apesar de ser às 10:20 da manhã do dia 1º, então decidimos voar por ela mesmo. Inicialmente o site não aceitou o pagamento, o que foi facilmente resolvido com um telefonema. A minha passagem veio com os nomes truncados (acho que o sistema deles faz isso por padrão quando os nomes são grandes demais). Parte da culpa é minha pois coloquei meu nome do meio desnecessariamente. Parte da culpa é deles pelo site mal traduzido e mal explicado. De qualquer forma, o nome truncado poderia me gerar problemas na hora da prestação de contas com o CNPq, então pedi que fosse alterado. Uma alteração simples, mas como na vida nada pode ser fácil demais...

Ao trocar o nome, foi emitido um novo ticket eletrônico. Neste novo ticket o valor estava diferente do (menor que o) valor original. Ora, se vou prestar conta do valor pago, como vou mostrar um comprovante com o valor menor que o original? Bem, o atendente me falou que não havia como manter o nome e o valor (!!!?!?) então aceitei pensando "bom, vou usar o do nome truncado então, pois a chance de dar problema é menor". Aí veio a outra surpresa: ao trocar o nome (e o valor) ele também trocou o horário pras 15:20. E eu só descobri isso nas primeiras horas de 2010, pouco antes da hora do voo original, no qual a Debora ainda estava confirmada. "Ok, isso é um problema, mas imagino que possam desfazer essa cagada quando chegar no aeroporto". Ao chegar no aeroporto, mais uma surpresa: o voo de 10:20 tinha passado pras 9:00. E não avisaram à Debora. Segundo eles, tentaram e não conseguiram. Como tínhamos chegado cedo, quase conseguimos embarcar, mas ainda teríamos que declarar saída de eletrônicos, então fomos "transferidos" pro das 15:20. Pelo menos viemos juntos, apesar de termos perdido uma tarde em Santiago.

O resumo até o momento era: o cara da Lan fez uma cagada imensa e o povo que resolveu que 9:00 era mais legal que 10:20 era idiota. O resto da empresa compensou. No aeroporto (Galeão) fomos bem atendidos, com calma e solicitude, mesmo eu estando um pouco impaciente e intolerante. O voo também foi tranquilo (apesar de aparentemente nenhuma aeromoça falar português), lanchinho bastante agradável com direito a vinho, cobertor, travesseiro, bons filmes pra assistir, uma boa seleção musical pra escolher ouvir, etc. Tudo isso num Boeing 767-300.

Prefiro acreditar que foi uma conjunção de azares que demos. No geral a empresa parece boa. O site deixa um pouco a desejar, como dito acima, mas parece único problema "permanente" e não pontual.

Um comentário:

  1. Ah, o atendimento do Call center também é um problema permanente e não pontual. Como o cara não consegue mudar o nome sem fazer uma nova reserva? Pelo que falaram, ele mudou de horário (e, pasmem, nem avisou) porque não conseguiu vaga no vôo de 10.

    E, pqp tb! Eles tinham o meu email e o meu celular. Não recebi contato em nenhum dos dois. Se eles tivessem mandado email eu saberia que o vôo sairia mais cedo. Isso eu achei muita incompetência.

    ResponderExcluir