sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Usando o Livemocha

Neste post eu citei pela primeira vez o Livemocha. Naquele dia ainda não tinha me cadastrado, então não tive muito o que relatar de experiência com o site. Me registrei essa semana e ontem, em cerca de 10 minutos, fiz a primeira lição de espanhol e francês.

Eu fiz mais no intuito de ver como funcionava o site do que de aprender. O de espanhol eu sabia tudo que dito e o de francês eu acho que já soube um dia, mas foi bom pra lembrar.

Minhas impressões são as seguintes:
1) Dá pra aprender. Não dá pra comparar com ter aula com um professor de verdade na sua frente, mas têm as suas vantagens.
2) Os usuários, de maneira geral, são bastante solícitos. Por exemplo, tem muito brasileiro registrado, então, pra quem quer aprender português, um único exercício acaba recebendo diversas avaliações sobre seus erros de escrita e pronúncia. E é bem interessante receber comentários de nativos.
3) Falta gente de alguns idiomas. Os meus exercícios de espanhol foram avaliados relativamente rápido (cada um recebeu uma avaliação de um usuário diferete em menos de um dia). Já os de francês, um dia depois ainda não receberam avaliação. É cedo pra afirmar, mas já dá pra perceber que, se não tiver quem revise seus exercícios, fica complicado.
4) As lições são idênticas independentemente do idioma. Isso é um problema em pelo menos dois sentidos. O primeiro é que algumas estruturas são triviais em um idioma enquanto exigem mais prática em outro. Com lições iguais, alguns detalhes podem passar despercebidos ou coisas triviais podem ficar chatas. O segundo problema é que, caso a pesoa faça mais de um curso, começa a ficar maçante. Mas acho difícil alguém aprender 5 idiomas diferentes no site, então dá pra suportar.

Considerando um serviço gratuito, até que dá pra tirar proveito dele. Há problemas como os do item 4, e também alguns problemas de usabilidade. Não sei se o sistema é esperto o suficiente pra colocar exercícios sem avaliação na frente daqueles com avaliações, se não for, pode ser mais um problema, fazendo com que o site pareça melhor para alguns usuários do que para outros.

No geral a avaliação é positiva e o contato com nativos do idioma alvo pode ajudar bastante, mas talvez tenha que forçar a amizade com algumas pessoas para que elas possam avaliar seus exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário