segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Aprendendo na Internet de graça

A internet, juntamente com a imensa quantidade de ferramentas disponíveis, abre diversas possibilidades de aprendizado. Praticamente qualquer assunto pode ser encontrado, desde manuais de equipamentos até artigos científicos. Apesar de ter muita coisa paga, dá pra conseguir informações sobre os mais diversos assuntos sem gastar um centavo (e não estou falando de pirataria). A Wikipedia, por exemplo, apesar de não ser totalmente confiável pelo fato de qualquer um poder editar, tem informações detalhadas sobre diversos assuntos e provavelmente mais atualizadas que seu livro de geografia, ou história.

Apesar das facilidades, um coisa um pouco mais complicada de se aprender é um novo idioma. Pra quem já sabe um pouco, é só procurar um vídeo no Youtube e praticar. Mas sempre aparece um curso online gratuito, algum fórum de estudantes e coisas do tipo, pra quem não sabe nada. Mas aí, em geral, é preciso saber inglês pra poder aprender os outros idiomas, já que a oferta de conteúdo nesse idioma é muito maior. Algum tempo atrás eu descobri esse usuário do Youtube que é francês e foi para os EUA já adulto, e que criou algumas lições de francês em vídeo. As aulas são em inglês, mas são bem fáceis de entender. Acho que ninguém vai sair professor de francês, mas é um bom ponto de partida pra quem quer conhecer o idioma. E ele está sempre criando novas lições, tendo um blog pra quem quiser acompanhar, onde ele também tira dúvidas e ensina algumas outras coisas diferentes das lições. Cheguei a ouvir algumas pra relembrar um pouco do que eu aprendi na escola, há pouco mais de 10 anos atrás :-)

Há também um site gratuito, o Livemocha, uma espécie de curso online que tem lições de diversos idiomas. Eu não usei ainda (pretendo testar em breve) mas parece ser bem interessante, promovendo contato com outras pessoas, inclusive nativos, além de ter as lições online. São diversos idiomas, incluindo os mais populares, como inglês, espanhol, francês, italiano e chinês. E, fazendo juz ao título do post, é grátis. Apesar da desconfiança com curso grátis, acho que sempre dá pra aprender alguma coisa :-)

Tem algum outro site desse tipo pra recomendar? Já testou o Livemocha? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário