terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Novas tomadas

Como havia muitos padrões diferentes no mercado, resolveram o problema: criaram mais um... Que idéia idiota... Agora temos mais um padrão e a partir de 2010 todo mundo vai ter que comprar adaptador ou trocar as tomadas de casa para usar geladeiras, máquinas de lavar ou microondas novos. O novo padrão é esse da imagem abaixo.



Produtos que precisem de aterramento vão vir com o pino central, enquanto os demais vão continuar vindo só com os dois externos. Acredito que o problema seja a atual incompatibilidade entre as tomadas de 3 pinos atuais (com dois pinos chatos e um redondo ou 3 pinos chatos) e as de 2 pinos (com os dois redondos). Mas eu ainda preferia que tivessem adotado o padrão usado nos computadores, mesmo não sendo tão compatível com os de dois pinos. Afinal, esse tipo de tomada já tá consagrado (veja abaixo)...



Mais informações aqui.

2 comentários:

  1. Cara, o pior é que junto com esta decisão veio outra... proibiram a fabricação (a venda não) de benjamins no país, por considerá-los inseguros.
    Agora veja... não só não podemos produzí-los aqui como também não se pode inspecionar e aferir os produzidos. Vamos comprar os paraguaios mesmo... isto é que é aumento na segurança! Que progresso!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, segundo a reportagem, o Inmetro vai certificar adaptadores para essas tomadas.

    Mas a idéia de fazer mais um tipo diferente de tomada é ridícula e imbecil. A de 3 pinos para computador já era mais do que suficiente.

    ResponderExcluir