terça-feira, 15 de junho de 2010

Exame de qualificação

Semana que vem, dia 22, às 10:00, ocorrerá meu exame de qualificação. É um passo acadêmico e burocrático do doutorado, onde você deve apresentar para uma banca aquilo que você fez e aquilo que pretende fazer no restante do doutorado. Na banca, além do meu orientador, Jayme Szwarcfiter (já digito sem ter que copiar!), estarão também o professor Valmir Barbosa, um (excelente) professor titular da Coppe, UFRJ, e o professor Eduardo Laber, da PUC-Rio.

Normalmente o exame de qualificação ocorre no meio do doutorado, ou seja, depois de 2 anos de ingresso, mas, no meu caso, acabou tendo que ser diferente. O Jayme tem um projeto de pesquisa com uma universidade da Alemanha, que prevê, dentre outras coisas, bolsas de doutorado sanduíche. Assim, surgiu a possibilidade de passar um tempinho lá. Devido ao calendário acadêmico alemão, seria interessante que eu fosse em outubro próximo. Assim, acabei tendo que correr pra defender o exame de qualificação mais cedo, com apenas 1 ano de doutorado. A parte boa é que isso acabou imprimindo um ritmo mais intenso no doutorado, que me impede de procrastinar como de costume ;-)

Agora é correr pra conseguir fazer tudo certo e a tempo pra conseguir satisfazer o calendário da burocracia da Capes e não ter que adiar a viagem.

Um comentário: