Encontrei esse mapa listando os casos de gripe suína ao redor do mundo. Aparentemente não está totalmente atualizado, já que não tem as suspeitas brasileiras ainda, mas é alguma coisa.
Marcas Cor-de-rosa são casos suspeitos.
Marcas Roxas são casos confirmados.
Amarelas são casos negativos.
Mortes têm um ponto preto no centro do marcador.
Veja a gripe suína H1N1 em um mapa maior.
terça-feira, 28 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Gol estranho
Quem me conhece sabe que não sou muito fã de futebol. Mas esse gol foi bizarro o suficiente pra eu querer postar aqui =P
Marcadores:
Video
Seguros e Probabilidades
Hoje eu estava fazendo umas contas com meus botões... O valor do seguro do meu carro, somado ao valor que eu imagino que seja a franquia em caso de sinistro dá cerca de 10% do valor do carro.
Baseado nisso, imagino que a probabilidade estimada (pela seguradora) que meu carro seja roubado durante esse ano é menor que 10%. Primeiro porque no valor do seguro entra ainda o prejuízo deles em caso de acidente, reboque em caso de defeito, custos administrativos, etc. Além disso ainda tem do lucro deles. Ou seja, 10% é uma probilidade pessimista. Ainda assim vou utilizá-la nas contas a seguir. Outra suposição que vou fazer, desta vez otimista, é que, se alguém for roubar o carro, será no final de algum ano, mais especificamente, no último dia do seguro.
Às contas então. A probabilidade do carro ser roubado no primeiro ano é de 10%. Já no segundo ano, a probabilidade é de 10% multiplicado pela probabilidade de não ter sido roubado no primeiro ano, o que dá 9%. Fazendo um cálculo semelhante, dá pra estimar para os demais anos. Suponha agora que eu fique com um carro por 5 anos. A chance de não ser roubado durante esses 5 anos é de 65%.
Um outro cálculo interessante é o seguinte: nos 35% restantes (ou seja, se você for assaltado nesse período), o tempo médio que você fica com o carro é de 2,81 anos, aproximadamente 2 anos e 10 meses. Observe que esse tempo seria de 2 anos e meio se a chance de ser roubado fosse igual em todos os anos. Mas como a chance de ser assaltado nos últimos anos é menor (pois você pode já ter sido antes), a média fica um pouco maior.
Baseado nisso, imagino que a probabilidade estimada (pela seguradora) que meu carro seja roubado durante esse ano é menor que 10%. Primeiro porque no valor do seguro entra ainda o prejuízo deles em caso de acidente, reboque em caso de defeito, custos administrativos, etc. Além disso ainda tem do lucro deles. Ou seja, 10% é uma probilidade pessimista. Ainda assim vou utilizá-la nas contas a seguir. Outra suposição que vou fazer, desta vez otimista, é que, se alguém for roubar o carro, será no final de algum ano, mais especificamente, no último dia do seguro.
Às contas então. A probabilidade do carro ser roubado no primeiro ano é de 10%. Já no segundo ano, a probabilidade é de 10% multiplicado pela probabilidade de não ter sido roubado no primeiro ano, o que dá 9%. Fazendo um cálculo semelhante, dá pra estimar para os demais anos. Suponha agora que eu fique com um carro por 5 anos. A chance de não ser roubado durante esses 5 anos é de 65%.
Um outro cálculo interessante é o seguinte: nos 35% restantes (ou seja, se você for assaltado nesse período), o tempo médio que você fica com o carro é de 2,81 anos, aproximadamente 2 anos e 10 meses. Observe que esse tempo seria de 2 anos e meio se a chance de ser roubado fosse igual em todos os anos. Mas como a chance de ser assaltado nos últimos anos é menor (pois você pode já ter sido antes), a média fica um pouco maior.
Marcadores:
Idéias malucas,
Matemática
domingo, 26 de abril de 2009
Diigo
Diigo é uma ferramenta que permite marcar textos, compartilhar com amigos e gerenciar os favoritos, tudo de uma vez só... Parece interessante. Será que pega? Tomara que não, senão vou perder ainda mais tempo acompanhando as novidades =P
Marcadores:
Computação,
Internet,
Video
sábado, 25 de abril de 2009
Aniversários de amigos e Xadrez
Hoje foi a comemoração do aniversário da Carol, uma menina da minha turma na faculdade. Eu sempre gosto dessas oportunidades principalmente pra poder rever o pessoal, botar o papo em dia e saber o que cada um anda fazendo.
Logo depois de chegar lá, tive a primeira surpresa: o Lívio, que havia estudado comigo no Pedro II, estava lá comemorando seu aniversário. Uma grande coincidência, porque ele havia tentado me convidar e não havia conseguido falar comigo. Melhor ainda foi saber que entre os convidados havia outras pessoas que estudaram comigo. Aí, mais uma vez, aproveitamos pra contar o que cada um anda fazendo, planos pro futuro, etc. E também relembrar os bons momentos do passado... A boa do dia foi relembrar os tempos de "sala de xadrez".
Não sei como nem porquê, mas havia diversas mesas de xadrez guardadas em algum lugar do CPII... Eu sei que um professor (o qual eu me lembro de nos referirmos a ele como prof. Doria) conseguiu as mesas e também uma sala para que elas fossem colocadas. Além disso, disponibilizou diversos jogos de peças (cerca de 20). Com isso, alguns alunos começaram as "atividades enxadrísticas", lembro-me mais especificamente de Eliel, Gilberto e Lázaro (possivelmente com o nome escrito errado). A "segunda geração" era mais ou menos o pessoal que estava lá hoje. Lembro de quando levei martelo e pregos pra gente arrumar as pernas de umas mesas que estavam quebradas... Lembro também da quantidade de gente que aprendeu a jogar xadrez lá naquela sala... E lembro melhor ainda do campeonato do qual participamos e ficamos em primeiro lugar, depois de vencer de Fundação Osório, CEFET, Colégio Militar e Cefetq (Federal de Química), nessa ordem. Fomos campeões invictos, com Bruno no primeiro tabuleiro, eu no segundo e o Vitor no terceiro... Bons tempos aqueles...
Depois, na saída, ainda encontrei outras pessoas conhecidas, o Yanko e o Joselito... Parece que todo mundo resolveu que era uma boa idéia ir ao Galeria Gourmet =P
Logo depois de chegar lá, tive a primeira surpresa: o Lívio, que havia estudado comigo no Pedro II, estava lá comemorando seu aniversário. Uma grande coincidência, porque ele havia tentado me convidar e não havia conseguido falar comigo. Melhor ainda foi saber que entre os convidados havia outras pessoas que estudaram comigo. Aí, mais uma vez, aproveitamos pra contar o que cada um anda fazendo, planos pro futuro, etc. E também relembrar os bons momentos do passado... A boa do dia foi relembrar os tempos de "sala de xadrez".
Não sei como nem porquê, mas havia diversas mesas de xadrez guardadas em algum lugar do CPII... Eu sei que um professor (o qual eu me lembro de nos referirmos a ele como prof. Doria) conseguiu as mesas e também uma sala para que elas fossem colocadas. Além disso, disponibilizou diversos jogos de peças (cerca de 20). Com isso, alguns alunos começaram as "atividades enxadrísticas", lembro-me mais especificamente de Eliel, Gilberto e Lázaro (possivelmente com o nome escrito errado). A "segunda geração" era mais ou menos o pessoal que estava lá hoje. Lembro de quando levei martelo e pregos pra gente arrumar as pernas de umas mesas que estavam quebradas... Lembro também da quantidade de gente que aprendeu a jogar xadrez lá naquela sala... E lembro melhor ainda do campeonato do qual participamos e ficamos em primeiro lugar, depois de vencer de Fundação Osório, CEFET, Colégio Militar e Cefetq (Federal de Química), nessa ordem. Fomos campeões invictos, com Bruno no primeiro tabuleiro, eu no segundo e o Vitor no terceiro... Bons tempos aqueles...
Depois, na saída, ainda encontrei outras pessoas conhecidas, o Yanko e o Joselito... Parece que todo mundo resolveu que era uma boa idéia ir ao Galeria Gourmet =P
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Computador na TV de 32 polegadas =D
Ontem, por alguma razão da natureza a Debora lembrou que a televisão dela funciona como monitor também. Lá fomos nós ligar o Notebook (um Vostro 1310) na TV. A televisão suportava uma resolução boa (acho que era 1366 x 768) e a imagem ficou bem nítida mesmo para caracteres pequenos (usei meu e-mail e o Gtalk, por exemplo).
Depois, como não podia deixar de ser, fui testar o CS =D
Ficou bem legal, depois de poucos minutos esqueci até que estava usando uma televisão grandona, tirando o fato do computador superaquecer (como visto em posts anteriores) e eu ter que colocar um ventilador em cima pra não dar as travadas contínuas (acho que essa história de dois monitores e uma resolução maior que a normal foi demais pra placa de vídeo =P).
Não vejo tanta vantagem em jogar uma tela tão grande, já que fica meio ruim pra você ver a imagem toda de uma só vez, ou seja, você acaba tendo que ficar longe. Mas sem dúvida, vale muito a pena pra ver vídeos, imagens, etc.
Se a resolução fosse um pouco maior, acho que seria interessante pra usar vários programas ao mesmo tempo, sem maximizar...
Depois, como não podia deixar de ser, fui testar o CS =D
Ficou bem legal, depois de poucos minutos esqueci até que estava usando uma televisão grandona, tirando o fato do computador superaquecer (como visto em posts anteriores) e eu ter que colocar um ventilador em cima pra não dar as travadas contínuas (acho que essa história de dois monitores e uma resolução maior que a normal foi demais pra placa de vídeo =P).
Não vejo tanta vantagem em jogar uma tela tão grande, já que fica meio ruim pra você ver a imagem toda de uma só vez, ou seja, você acaba tendo que ficar longe. Mas sem dúvida, vale muito a pena pra ver vídeos, imagens, etc.
Se a resolução fosse um pouco maior, acho que seria interessante pra usar vários programas ao mesmo tempo, sem maximizar...
Marcadores:
Computação,
Jogos
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dissertação (quase) pronta!?
A primeira versão da dissertação, (possivelmente) cheia de idéias desconexas, (provalmente) com informações faltando e (certamente) com diversos erros de digitação, está pronta... Sim, está um lixo... Deve melhorar um pouquinho até entregar à banca.
Na altura do campeonato, já não quero que fique uma maravilha, só quero que fique bom o suficiente pra ser aprovada e, se possível, sem apanhar muito ;-)
Na altura do campeonato, já não quero que fique uma maravilha, só quero que fique bom o suficiente pra ser aprovada e, se possível, sem apanhar muito ;-)
Assinar:
Postagens (Atom)